PALAVRA

FAZENDO VALER A PALAVRA DE DEUS!



Jesus disse: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33).

Algumas palavras são simplesmente assustadoras. Assalto. Estupro. Homicídio. Câncer. Morte. Guerra. Inferno. Em nossas vidas, enfrentamos estas palavras e as realidades que representam, mas como devemos reagir? Cristãos, pessoas que sinceramente confiam no Senhor, devem sentir medo? O que diz a Bíblia sobre o medo?


A Fé não Nega a Prudência
Algumas pessoas, reconhecendo a importância de confiar em Deus e de não temer outras coisas e pessoas, têm levado essa idéia ao extremo. Recusam tomar precauções normais em questões de segurança e saúde, afirmando que Deus cuidará de tudo. A fé, porém, não é a falta de prudência. Encontramos boas ilustrações deste fato nas Escrituras. Neemias era um homem de fé, que orava muito e confiava no poder divino. Ele servia como governador de Jerusalém quando os inimigos do povo se prepararam para atacar a cidade. Neemias relata a reação dele e do povo: "Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite" (Neemias 4:9). Paulo se dedicava constantemente à oração e sempre seguia as orientações do Senhor. Quando ele descobriu que os judeus tinham armado uma cilada para pegá-lo, o apóstolo pediu a ajuda de seu sobrinho e do comandante da cidade. Este mandou Paulo para Cesaréia sob a proteção de centenas de soldados (Atos 23:12-33). Nós, também, devemos agir com prudência. Deus nos criou com inteligência para dominar as outras criaturas (Gênesis 1:26). Ele nos deu o bom senso para nos proteger da chuva, do frio, e de ventos fortes. O Criador abençoou o homem com a capacidade de aprender sobre ciências e medicina para melhorar a qualidade e a segurança da vida. O mesmo Senhor que prometeu as necessidades de vida aos fiéis disse que os mesmos homens devem trabalhar para comer (Mateus 6:31-33; 2 Tessalonicenses 3:10). Devemos orar ao Senhor pedindo proteção, ao mesmo tempo mostrando o bom senso para trancar as portas antes de dormir. Quando sofremos de alguma enfermidade física, devemos fazer as nossas súplicas a Deus e aproveitar a ajuda de médicos e outros profissionais que entendem mais da saúde do que nós. A presença da fé não é a ausência da prudência!

HUGO FERRAZ





Nenhum comentário:

Postar um comentário