terça-feira, 26 de julho de 2011

A RAZÃO E A EMOÇÃO!


As pessoas mudam, com o passar dos anos, e não somente na aparência, com o progressivo envelhecimento, mas em praticamente todos os aspectos daquilo que são. Gostos, reações e maneiras de encarar o mundo se alteram, ao sabor das circunstâncias e das experiências que temos. Nem sempre, todavia, essas mudanças são para melhor. Não raro, significam mais deterioração da vida e do tempo percorrido dia a dia.A emoção pura, instintiva, é sentimento. É reta, direta, específica, quente e subjetiva. Engendra as artes, notadamente a poesia. Já a razão é inteligência, no sentido lato, o da capacidade de entender tudo o que nos cerca e o que sentimos. É circular, indireta, genérica, fria e objetiva. É razão é a ferramenta do dos que querem fazer as obras de Deus, nem sempre devidamente valorizadas pelas pessoas deste mundo, mas indispensáveis ao padrão de vida daquele que tem o caráter de servir a Deus de corpo ,alma e espírto.Qual dos dois é mais importante? talvez você amigo leitor Diria, ambos. Tanto a emoção, quanto a razão, desde que bem dosados, são essenciais a uma pessoa equilibrada e, portanto, sábia.Mas a realidade que a emoção destroi as suas atitudes e corrompe você em manias e vício carnais,debilitando a sua fé parando tudo que você tem de melhor.A emoção ela arrebenta o seu instinto e não deixa você usar a sua cabeça!Infelizmente, a maioria dos que acreditam em Deus, incluindo evangélicos, tem tentado manter essa comunhão na base de sentimentos. Isto é, de alma para Espírito. Isso não funciona. Tanto é verdade que eles têm orado, cantado e chorado muito e colhido pouco, para não dizer, nada. Sua fé, regada de emoção, tem neutralizado sua fé sobrenatural e impedido suas conquistas.A fé nada tem a ver com sentimentos, mas com a convicção de que Deus irá fazer o que prometeu que faria.

…do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. Mateus 15.19

A grande maioria “crente” é possuída de espíritos enganadores justamente porque tem se envolvida com a fé emotiva. Isso acontece porque nunca nasceu do Espírito. “Sente” a presença de Deus na igreja mas, ao sairem dali, continuam caídas na fé, desanimadas e pensando em desistir.Alcançar milagres, ter aceitado Jesus e reunir conhecimentos bíblicos não significam o novo nascimento.A fé sobrenatural está relacionada à razão e não às emoções ou sentimentos!

Que o senhor JESUS te abençoe fortemente!

PASTOR HUGO FERRAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário